sexta-feira, 13 de maio de 2011

Atividade Aplicada: Bula

Com o objetivo de refletir sobre a leitura e as funções da escrita nas práticas do cotidiano dos nossos alunos escolhi para analisar e compreender a estrutura do gênero textual: "bula".
Para dar início a essa atividade, solicitei com antecedência que os alunos trouxessem para a aula receitas médicas, bulas e remédios e embalagens. Iniciei a aula discutindo a importância da leitura da bula de remédios, também falamos sobre o risco de tomar remédio sem saber que efeitos ele pode causar ao nosso organismo. Estimulei-os a relatarem suas experiências pessoais. Segui com a leitura do texto e as devidas explicações. Ao longo da atividade percebi que muitos alunos tiveram dificuldades em localizar as informações e entendê-las, uma vez que as mesmas usam termos técnicos desconhecidos por eles, então, resolvi colocar no quadro os tópicos mais importantes e solicitei que os encontrassem e sublinhassem em seu texto (bula) para que as dúvidas fossem esclarecidas.
Na aula seguinte providenciei uma cópia do texto abaixo da aula 1 do caderno AAA4. (Professor p. 15)


Ler para compreender


Antônio é um garoto de 12 anos, que foi convidado para uma festa em sua escola, na qual estarão todos os seus colegas. Porém, no dia da festa, antes de sair de casa, ele sentiu-se mal, percebeu sua temperatura muito alta e constatou que estava com febre.

Antônio já sabia que remédio (antitérmico) deveria tomar, mas não lembrava a dosagem do medicamento. Como ele poderia descobrir a dose adequada para aquela situação?



Proppus a leitura silenciosa e em seguida li em voz alta, depois da leitura pedi como poderíamos resolver a situação de Antônio. Além disso, questionei que não éramos médicos para receitar a ele algum medicamento, o que poderíamos, era auxiliá-lo na leitura da bula em busca das informações que ele precisava, a proposta era escrever um bilhete ao Antônio. A produção do mesmo demorou uma aula, pois passei de carteira em carteira para auxiliá-los.

Para finalizar essa atividade, a proposta era oferecer aos alunos uma oportunidade de "brincar" com o texto, usando a sua criatividade na elaboração de um remédio diferente com sua respectiva bula e também a sua embalagem. Durante a produção circulava entre as carteiras, lembrando sempre, da necessidade de informar ao leitor para que serve, quando deve ser usado, quando pode fazer mal. Os momentos foram registrados com fotos.

Fiquei um pouco triste, pois acho que escolhi um gênero textual que ainda não faz parte do universo da leitura dos nossos alunos. Isso me possibilitou uma reflexão ainda maior sobre o meu trabalho, foi difícil no início, mas, o desafio foi superado a medida que percebia o avanço deles com questionamentos, sugestões e experiências pessoais, acredito que só com atividades como esta, conseguiremos formar leitores competentes e mais comprometidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário